DANÇA MAMÃE E BEBÊ

Bebês de Colo e Engatinhantes


   A Dança Mamãe&bebê tem como principal objetivo atenção integral à mãe e ao bebê, desde a gestação até os 2 anos de vida. A aula é muito mais do que só dançar, abrange a vivência do vínculo mamãe-bebê, traz informações e exercícios para um cuidado específico da mulher no pós-parto, além de proporcionar um ambiente de suporte emocional e social para as mamães durante o puerpério. Também existe o momento de interação e das brincadeiras entre os bebês com estímulos e brincadeiras de acordo com cada fase do desenvolvimento motor. E, finalmente, o momento da dança que se torna o auge da aula, a vivência especial de dançar em dupla possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, a otimização da redução de peso, reeducação corporal (que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê) e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho. As aulas são ainda um momento de troca com outras mulheres que estão atravessando a mesma fase da vida. Para o bebê traz o conforto do balanço na dança, proximidade com a mãe e relaxamento num ambiente onde a amamentação é incentivada. As mães têm relatado redução na incidência de cólicas e melhora no sono dos bebês.


Até começar a andar

 

 

Bebês Andantes


   O tempo parece que passa mais rápido para os pequenos que, em poucos meses, sentam, engatinham e andam. Esse processo natural é essencial ao desenvolvimento infantil. Por isso, é importante ajudar o bebê a vivenciar essa fase da melhor maneira proporcionando experiências diversas que irão estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, da linguagem, emocional e social. Nesta aula mamães e bebês brincam juntos, através de massagens, descoberta do corpo, interação social, estímulos motores, musicalidade e dança. Na hora de dançar são combinados momentos de chão, colo e sling, de forma lúdica, respeitando os novos interesses e habilidades do bebê e aproveitando sua curiosidade para explorar o contato com a mãe, com os outros bebês e com materiais divertidos para brincar e dançar. O toque, o aconchego e a proximidade continuam sempre presentes. As mães se cuidam e divertem mantendo a cumplicidade com seu filho, agora mais solto em suas descobertas.


Até 2 anos

Dança Gestar


   A Dança para Gestantes potencializa uma vivência consciente da gravidez, onde a mulher é convidada a experimentar-se na Dança como forma de se conhecer, expressar e lidar com todas as transformações em curso neste momento da vida. Além do prazer de dançar, traz muitos benefícios físicos e emocionais para a grávida, beneficiando também seu bebê e contribuindo com a preparação para o parto. A gestação passa muito rápido, esse tempo não volta, é preciso parar e sentir o bebê, cuidar dessa conexão e dessa gestação que também é emocional. Cuidar do corpo e das emoções é fundamental para estar pronta para receber este bebê. Nas aulas, as gestantes são convidadas, inicialmente, a prestar atenção no próprio corpo, na respiração e no bebê. A intenção é afinar a sintonia e contribuir para que a mulher se coloque no presente e dedique aquele momento da maneira mais inteira possível, a ela e à gravidez. Em seguida, são realizados exercícios específicos para preparação para o parto, com o objetivo de preparar todo o corpo, desde o assoalho pélvico até membros inferiores e superiores para este momento tão especial. E, ao final, a dança!


A partir de 15 anos